Guia del Rei

Abre Alas do Café com Prosa do IHG foi sobre o Carnaval

Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei fará oito roda de conversa em 2019

Bordados, roda de conversa e Café com Prosa. Assim foi a primeira edição do projeto do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei – Fotos: Antônio Celso Toco e Carla Gomes

Uma passarela suspensa que cortava algumas ruas do Centro Histórico de São João del-Rei foi construída na década de 60 para que as escolas de samba da cidade pudessem passar. Carros alegóricos que, por causa de ruído de comunicação, não conseguiam passar na passarela do samba da cidade devido ao seu tamanho e altura. E amor, muito amor, pelo Carnaval da cidade. Quem fez história no Carnaval de São João del-Rei contou essas histórias e muito mais na primeira rodada de 2019 do “Café com prosa: uma roda de conversa” no Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei (IHG – SJDR). Essas pessoas são apaixonadas pelo samba e, como diz a música Samba da minha Terra, “Quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé. Eu nasci com o samba, no samba me criei. E do danado do samba eu nunca me separei”.

Como foi

E depois de muita conversa e troca de experiências os quase 50 participantes dessa roda de conversa no IHG foram recepcionados com um belo café à mineira para encerrar a prosa e dançar ao som de antigas marchinhas de Carnaval. Isso sem contar do projeto das bordadeiras do IHG que fez uma edição especial sobre o Carnaval para expor no dia. Quem participou não pode negar que o abre alas do projeto Café com prosa do Instituto Histórico e Geográfico foi o princípio de uma troca de informações sobre os causas de São João del-Rei que irão gerar bons frutos nos próximos encontros.

Próxima edição

E a equipe que organiza o Café com prosa no IHG já começou os preparativos para a edição de março. Se o primeiro bate papo foi sobre o Carnaval, o próximo irá abordar a Semana Santa com toda a sua riqueza são-joanense e acontecerá no dia 21 de março, às 18h, na sede do IHG na Rua Santa Tereza, no 127, Centro. O projeto conta com a parceria de Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural da cidade. Se você tem história para contar participe da nossa roda de conversa.

Sobre o autor Ver todas as postagens Site do autor

Flavio Lobosque Lima

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *