Guia del Rei

Aquarelas e óleo sobre tela no Museu Regional

Nova mostra revela a beleza das distorções aquareladas em mais de 30 obras

O Museu Regional recebe a exposição “Paisagens Internas e Externas”, do artista plástico José Renato Sartori Inchausti. A mostra, que conta com 30 aquarelas e pinturas a óleo, será inaugurada no dia 14 de agosto, a partir das 19h, e ficará em cartaz até o dia 24 de setembro.

Museu Regional expõe telas em aquarelas - Foto: Museu Regional / José Renato Sartori / Divulgação

Museu Regional expõe telas em aquarelas – Foto: Museu Regional / José Renato Sartori / Divulgação

A arte de Inchausti apresenta distorções das paisagens, tanto de ambientes internos quanto das visões exteriores. Seus quadros retratam cidades históricas e litorâneas, através de ângulos pessoais do artista. Já a paisagem interior possui inserções de pontos geográficos específicos, que caracterizam e identificam o local ilustrado. Segundo Inchausti, suas “paisagens internas” possuem sempre uma “exposição frontal de algum sentimento humano”.

José Renato trabalha com artes plásticas há cerca de 40 anos. Já participou de 18 mostras, entre salões coletivos e exposições. Atualmente mora em São João del-Rei e tem seu próprio atelier, onde desenvolve seu trabalho papel e tela, sempre interessado na abstração do sentimento através da paisagem.

O Museu
Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.

Serviço
Inauguração da exposição: 14 de agosto, às 19h.

Horário de visitação:
Segunda à sexta-feira, das 9h às 17h30.
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Museu Regional de São João del-Rei
Rua Marechal Deodoro, 12 – Centro
São João del-Rei – MG / Telefone: (32) 3371-7663.

Outras informações: http://museuregionaldesaojoaodelrei.museus.gov.br/

Sobre o Autor Ver todas as postagens Site do Autor

Flávio Lobosque Lima

Formado em Publicidade e Propaganda com MBA em Administração e Marketing. Dono do Guia del Rei, guia virtual sobre a cidades de São João del-Rei e Guia de Carrancas sobre a cidade de Carrancas. Geminiano nato e flamenguista roxo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *