Guia del Rei

AZ Hostel: uma nova opção de hospedagem em São João del-Rei

Por Marina Farias

Os hostels são opções alternativas mas igualmente confortáveis para pessoas do mundo todo. Seja para quem busca dinamismo em suas viagens; jovens mochileiros ou até mesmo para aqueles que optam por interagir com outros viajantes

São João del-Rei é conhecida por suas ruas que além de charmosas carregam em si grande parte da cultura mineira que atravessa gerações. Com mais de 300 anos, a cidade é anualmente visitada por milhares de turistas de várias partes do Brasil e do mundo com interesses diversos. Seja pela vontade  de conhecer o interior coberto de ouro das Igrejas, conhecer as famosas cerimônias religiosas ou até mesmo para participar de eventos artísticos, os visitantes intensificam o turismo local.

Guia del-Rei - AZ Hostel 1

Tendo em vista esse cenário, não é difícil imaginar que pousadas e hotéis preenchem suas reservas ao longo do ano. No entanto, espaços como esses nem sempre acolhem o perfil de todos os viajantes. Atrelado a isso e principalmente com a vontade  de seguir um sonho antigo, Flavia Frota, abriu em janeiro desse ano um dos primeiros hostels de São João del-Rei, o AZ Hostel.

A empresária, que é também formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), conta que além de já ter experiência no ramo hoteleiro, enxerga na cidade um grande potencial para esse tipo de negócio. “Comecei a trabalhar em hotelaria aos 17 anos, me hospedei em alguns hostels na Europa na década de 90 e assim surgiu a ideia de abrir um próprio”. Com relação a escolha da cidade, Flavia diz que acredita na potencialidade turística pouco explorada e enxerga o destino como “atrativo, vivo, jovem, seguro e capaz de atrair pessoas do mundo todo”, explica.

Guia del-Rei - AZ Hostel 2

Mas afinal, quais são as diferenças entre um hostel e um hotel?

De acordo com Flavia, a distinção que acontece em pequenos detalhes faz diferença quando o viajante procura certas particularidades. Um hostel, segundo a proprietária, promove uma interação maior entre os hóspedes além de ser uma opção mais viável para mochileiros e viajantes despojados.

“Basicamente o hostel oferece um ambiente de convivência entre os hóspedes através de áreas e atividades compartilhadas. Existem dormitórios coletivos, normalmente com beliches, em que pessoas viajando sozinhas ocupam leitos e não o quarto em sua totalidade, facilitando assim a amizade com outros ocupantes”, conta a hoteleira.

Guia del-Rei - AZ Hostel 3

Flavia acrescenta ainda que outras áreas também são divididas entres os usuários, diferentemente de uma pousada por exemplo. “Os banheiros e a cozinha também são compartilhados, exigindo um cuidado constante com a limpeza para que cada hóspede sinta-se como o único a utilizar o espaço”, conta.

Curiosidades

O AZ hostel fica localizado em uma das ruas mais visitadas da cidade, a Rua da Cachaça. A pequena ruela passou por um processo de revitalização cultural e arquitetônico. Anteriormente era conhecida como a Rua da Zona, uma vez que abrigava os bordéis da cidade. “A zona” não existe mais, no entanto, o nome do hostel carrega de forma sutil um pouco desse período. “AZ remete ao passado da rua e quer dizer A Zona, uma maneira descontraída mas sem deixar de ser respeitosa ao se referir ao passado do local. É também um nome comercialmente fácil de gravar e de fácil pronúncia para estrangeiros”, explica Flavia.

Mais detalhes no site azhostel.com.br ou na página do Facebook facebook.com/azhostel

Sobre o Autor Ver todas as postagens Site do Autor

Endiara Cruz

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *