Guia del Rei

Biblioteca Municipal comemora 190 anos

A Biblioteca Municipal Baptista Caetano d`Almeida é mais antiga biblioteca pública de Minas Gerais

Graduada em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a escritora e pesquisadora são-joanense Camila Luiza Lelis lança, na próxima sexta-feira, 25, livro intitulado “Mulheres em traços: a percepção do sensível na exposição Batom, Lápis & TPM”. O coquetel de divulgação ocorrerá durante a programação de aniversário dos 190 anos da Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida, em São João del-Rei, considerada a primeira biblioteca pública de Minas Gerais (veja programação completa ao final da matéria).

Em comemoração ao aniversário de 190 anos da biblioteca municipal, escritora formada em Letras pela UFSJ lança livro sobre a inserção de mulheres no mercado do humor gráfico - Foto: http://monomania-kc.blogspot.com.br / Divulgação

Em comemoração ao aniversário de 190 anos da biblioteca municipal, escritora formada em Letras pela UFSJ lança livro sobre a inserção de mulheres no mercado do humor gráfico – Foto: http://monomania-kc.blogspot.com.br / Divulgação

Ao longo de sua produção, Lelis explora e analisa a história da arte gráfica brasileira, bem como a carreira de diversas artistas femininas que estão presentes no humor gráfico. A inspiração surgiu após sondar os escopos da exposição Batom, Lápis & TPM, pertencente ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A mostra é formada por charges, cartuns, tirinhas e quadrinhos produzidos por mulheres advindas de vários cantos do mundo, com destaque para as artistas iranianas, chinesas, japonesas e espanholas.

Camila percebeu que a exposição Batom, Lápis & TPM carregava um propósito muito mais vasto, uma vez que a organização do Salão construiu uma mostra com trabalhos elaborados apenas por mulheres. Assim, a autora buscou averiguar quais eram os destaques das produções humorísticas, como as artistas se inseriram nesse tipo de mercado, além da forma como as mulheres retratavam temáticas de cunho feminista e social.

A pesquisa da escritora são-joanense foi desenvolvida no decorrer do mestrado, que também foi realizado na UFSJ. A pós-graduação tinha enfoque na “teoria literária e crítica da cultura” e teve duração de dois anos.
190 anos da Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida

O lançamento do livro da autora Camila Lelis é um dos destaques da semana de comemoração dos 190 anos da Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida. Entre os dias 22 e 25 de agosto, a primeira biblioteca municipal do estado recebe diversas atrações musicais, exposições e cursos.

Se você ficou interessado na exposição que deu vida ao livro de Lelis, essa é a sua chance de conhecê-la aqui mesmo em São João del-Rei. Durante toda a semana, 27 obras gráficas do Batom, Lápis & TPM estarão disponíveis na biblioteca municipal. Você terá a oportunidade de ter contato com produções de artistas brasileiras e internacionais. A biblioteca está localizada na Praça Frei Orlando, nº 90 F, centro.

A programação geral também será formada por apresentações do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, da Banda Municipal de São João del-Rei, exposições de obras raras e periódicos, contações de histórias e muito mais. Clique aqui e confira o cronograma completo da comemoração.

Sobre a Biblioteca Municipal
Fundada em 15 de agosto de 1827, a Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida contribuiu largamente para o avanço do processo civilizatório local, primordialmente por proporcionar aos turistas elementos próximos ao patamar da cultura europeia.

Hoje, seu acervo é constituído por, aproximadamente, 28 mil volumes que vão desde os primeiros periódicos raros brasileiros, até as obras francesas de Voltaire, Rousseau e Raynal. É possível encontrar exemplares como “Le Monite”, o qual contém a história completa da Revolução Francesa, além dos diários e folhetins que circularam em São João del-Rei a partir do século XIX.

PROGRAMAÇÃO
22/8 às 9h
– Cerimônia de Abertura
– Apresentação do Conservatório Estadual de Música “Padre José Maria Xavier”;
– Apresentação da Banda Municipal de São João del-Rei;
– Exposição de Obras Raras e Periódicos;
– Amostra: “Mulheres em Traços: uma seleta da exposição Batom, Lápis e TPM;
– Exposição dos trabalhos efetivados por alunos das escolas da rede municipal de São João del-Rei;

23/8 das 8h às 12h
– Curso: “Contação de Histórias”, por Álvaro Otoni, para pedagogos e professores da rede municipal;
– Amostra: “Mulheres em Traços: uma seleta da exposição Batom, Lápis e TPM;

24/8 às 9h
– Apresentação do Conservatório Estadual de Música “Padre José Maria Xavier”; após, contação de histórias na Praça São Francisco de Assis por Cláudia Isabel (aberto ao público);
– Amostra: “Mulheres em Traços: uma seleta da exposição Batom, Lápis e TPM;

24/8 às 20h
– Noite de Caldos com apresentação do Coral “Da Boca Pra Fora” e seresta na área externa da biblioteca;

25/8 às 9h
– Amostra: “Mulheres em Traços: uma seleta da exposição Batom, Lápis e TPM;

25/8 às 20h
– Coquetel de lançamento do livro da escritora são-joanense Camila Lelis: “Mulheres em Traços: a percepção do sensível na exposição Batom, Lápis e TPM

Conheça outros pontos turísticos de São João del-Rei no link: http://www.guiadelrei.com.br/turismo-sao-joao-del-rei/pontos-turisticos/

Fonte: Assessoria de Imprensa UFSJ

Sobre o Autor Ver todas as postagens Site do Autor

Flávio Lobosque Lima

Formado em Publicidade e Propaganda com MBA em Administração e Marketing. Dono do Guia del Rei, guia virtual sobre a cidades de São João del-Rei e Guia de Carrancas sobre a cidade de Carrancas. Geminiano nato e flamenguista roxo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *