Guia del Rei

Festa de Passos acontece em São João del-Rei

Programação da Festa de Passos de sexta-feira, sábado e domingo conta com terços, missas e procissões em São João del-Rei

Imagem de Jesus Cristo sendo adorada pelos fiéis durante celebração religiosa na Festa de Passos em São João del-Rei. Foto: Junior Viegas/divulgação

Imagem de Jesus Cristo sendo tocada pelos fiéis durante celebração religiosa na Festa de Passos em São João del-Rei. Foto: Junior Viegas/divulgação

As Comemorações da Festa de Passos representam o caminho do calvário feito por Jesus Cristo. Os ritos da cerimônia que antecedem a Semana Santa ainda fazem parte das tradições religiosas de São João del-Rei e encantam fiéis e turistas. Todos os anos centenas de pessoas se reúnem para seguir os passos de Cristo, admirarem a grandeza das programações e a fé que ainda move tantas pessoas nesse pequeno município mineiro.

Aguçando os sentidos
Nessas celebrações todos os sentidos são aguçados, como explica esse trecho de uma matéria publicada no site oficial da diocese: “Visão, audição, olfato, tato e paladar são provocados e estimulados, de muitas formas. Na cor roxa dos tecidos, das roupas das imagens, das flores que enfeitam os andores, das fitas que adornam os sinos. Nas músicas, sons, melodias, vozes. Através dos instrumentos, no toque dos sinos, na marcha das bandas, nos motetos da Orquestra Ribeiro Bastos. No perfume do rosmaninho, do manjericão, incenso ou da colônia aplicada sobre a fita que se beija. No sabor das amêndoas, do quebra-queixo, da pipoca, do algodão-doce e de todas as guloseimas vendidas na praça onde as imagens se encontram, comandadas pelo sermão”.

A Festa
A comemoração dos Passos, entre Via- Sacras, encomendações de almas, procissões, missas e cânticos, é uma celebração onde os cidadãos comungam a fé, o amor e a paz pragadas por Jesus.

E é tudo isso, todos esses detalhes juntos, que fazem da festividade um momento tão especial, e da quaresma uma época tão esperada por todos aqueles que moram ou estão de passagem por São João del-Rei.

Nossa Senhora das Dores durante a peregrinação da procissão do encontro na festa de Passos. Foto: Adrianna Neves/divulgação

Nossa Senhora das Dores durante a peregrinação da procissão do encontro na Festa de Passos. Foto: Adrianna Neves/divulgação

Nesse fim de semana, a celebração continua e vale a pena ser acompanhada. Segue programação:

Sexta-feira das Dores
Amanhã, sexta-feira, 9, acontecerá, às 16h, a recitação do terço pelo “movimento do terço das mulheres”, Santa Missa por intenção dos ex-mesários da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, às 19h, na igreja do Pilar, seguida da procissão do depósito da imagem de Nossa Senhora das Dores Para a igreja Nossa Senhora do Carmo.

Sábado de Passos
Sábado, 10, seguirá o mesmo horário de sexta-feira, e a programação conta com a recitação de terço pelo movimento do terço dos homens, Santa Missa por intenção a atual mesa administrativa da irmandade do Sr. Bom Jesus dos Passos também no Pilar e Missa do Depósito da imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos para a Igreja de São Francisco de Assis.

Domingo do Encontro
Logo pela manhã, no domingo, 11, às 8h, acontecerá a rasoura de Nossa Senhora das Dores seguida da Santa Missa na Igreja Nossa Senhora do Carmo. Já na igreja de São Francisco de Assis, às 9h15 ocorrerá a rasoura do Senhor dos Passos seguida da Missa Solene.

No final da tarde, às 18h, duas procissões sairão com as imagens do Senhor dos Passos e Nossa senhora das Dores, da Igreja de São Francisco e Igreja do Carmo, respectivamente. O encontro das imagens ocorrerá na Praça Barão de Itambé, próxima a Igreja das Mercês, e em seguida irão para a Igreja do Pilar onde o sermão do calvário será feito.

Sobre o Autor Ver todas as postagens

Camila Ávila

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *