Guia del Rei

Igreja São Gonçalo recebe apresentação musical

Músicas serão de artistas mineiros e organizadores pedem doação de produtos de limpeza em apoio à Creche Santa Clara

A igreja da Confraria de São Gonçalo Garcia receberá uma apresentação de músicas de artistas internacionais e mineiros. O repertório será interpretado por alunos do Curso de Música do Departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei (DMUSI-UFSJ). O evento ocorre no dia 12 de novembro, segunda-feira, às 20h. Os organizadores do evento pedem a doação de produtos de limpeza para serem doados.

Apresentação dos músicos do DMUSI-UFSJ será na igreja São Gonçalo – Foto www.ufsj.edu.br / Divulgação
Apresentação dos músicos do DMUSI-UFSJ será na igreja São Gonçalo – Foto www.ufsj.edu.br / Divulgação

O repertório

A Orquestra Sinfônica da UFSJ e o coral de alunos do Curso de Música da universidade (DMUSI-UFSJ) irão interpretar músicas de artistas internacionais e mineiros na Igreja São Gonçalo, em São João. No repertório, o primeiro movimento da Sinfonia nº 1 de Beethoven e a Missa nº 3 de Leôncio Francisco das Chagas. 
A Missa nº 3 possui edição de alunos do DMUSI-UFSJ a partir de fontes do arquivo da cidade de Carandaí. Várias dentre suas Missas possuem cópias em diferentes arquivos musicais no Campo das Vertentes e Zona da Mata mineira. Isso, por se tratar de compositor com significativo lugar na sociedade da segunda metade do século XIX.

Artista mineiro

O compositor foi um mineiro nascido em 1838 em Itaverava. Passou a maior parte de sua vida em Lamim, atuando como músico compositor e professor. Legou expressivo conjunto de obras musicais nos gêneros sacro e de entretenimento.
Com a edição e apresentação da Missa nº 3, o DMUSI-UFSJ promove a recuperação e difusão do nome de Leôncio. É a oportunidade para ofertar ao grande público e estudiosos da cultura mineira, um raro exemplar da produção musical oitocentista mineira.

A osquestra

A Orquestra Sinfônica da UFSJ é constituída por alunos do Curso de Música da UFSJ, assim como o Coral de Alunos. A regência do concerto será do Prof. e Regente Modesto Fonseca.

Solidariedade

O DMUSI-UFSJ e Confraria São Gonçalo se unem em prol de um bem comum. A entrada é franca e pede-se a doação de um produto de limpeza (detergente, sabão em pó, sabão em barra, água sanitária ou outro) em apoio à Creche Santa Clara apoiada pela Confraria de São Gonçalo Garcia.

Sobre o autor Ver todas as postagens Site do autor

Carla Gomes

Jornalismo há 25 com experiência em Jornal Impresso, TV, Rádio, Assessoria de Comunicação e Site de Notícias

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *