Guia del Rei

Programação da Semana Santa em São João del-Rei

A Semana Santa em São João del-Rei tem diversas atrações religiosas.

Programação completa da Semana Santa em São João del-Rei é divulgada - Foto: Thiago Morandi / Divulgação

Programação completa da Semana Santa em São João del-Rei é divulgada – Foto: Thiago Morandi / Divulgação

Uma tradição de séculos. A celebração da Semana Santa em São João del-Rei é diferenciada. Reconhecida como uma das mais tradicionais do Brasil. Na cidade ainda são preservadas cerimônias de quase três séculos e algumas são ainda mais antigas influenciadas pela religiosidade portuguesa do Século XVII (meados de 1600).

Turistas de todos os cantos do país e do mundo enchem a cidade. De acordo com a Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, a expectativa é que a cidade receba pelo menos 30 mil pessoas.

Quem não puder ir à cidade, poderá acompanhar pela TV a transmissão da tradicional encenação do Descendimento da Cruz, na sexta-feira da paixão, a partir das 20h30, na TV Aparecida.

A programação completa conta com diversas procissões, missas com orquestras seculares, encenações além de várias outras atividades. Os destaques da Semana Santa em São João del Rei, ficam por conta dos tapetes de rua, que são verdadeiras obras de arte, confeccionados para que as procissões passem pelos locais, a cerimônia de lava-pés, a encenação do descendimento da cruz. Todo o Centro Histórico é tomado pelo clima de religiosidade e pelo sons dos sinos que falam.

Veja quais são as principais cerimônias da Semana Santa em São João del-Rei:

– Domingo de Ramos
O início da Semana Santa é marcado com a Procissão de Ramos, onde os fiéis saem com ramos de palmeiras, relembrando a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém.

– Ofício de Trevas (quarta-feira santa)
Outro momento importante nas solenidades são-joanense é o Ofício de Trevas, uma tradição secular celebrada toda em latim, que acontece na quarta-feira santa, ela rememora a aproximação de Cristo das trevas e a sua agonia, ou seja, a aproximação de sua morte.

– Lava Pés (quinta-feira santa)
A quinta-feira santa é o momento do Lava-Pés, relembra o ato em que Cristo lavou os pés dos seus discípulos, acontecimento marcante na última Ceia que também foi instituído a eucaristia e o sacerdócio. Nesta mesma noite, no Jardim das Oliveiras, ele foi traído e preso.

– Descendimento da Cruz (sexta-feira santa)
O Descendimento da Cruz é um dos momentos cênicos mais ricos e tradicionais, no qual é retratado a descida de Jesus da Cruz, além do Canto da Verônica e o canto dos passinhos na procissão do enterro, todos em latim.

– Sábado de Aleluia
Neste dia é celebrada a Vigília Pascal, com a benção do Fogo Novo, a preparação do Círio Pascal e a renovação das promessas batismais. Neste dia a igreja retorna a entoar o Hino do Glória.

– Domingo de Páscoa
O Domingo da Ressurreição encerra toda a liturgia, com a procissão do Santíssimo Sacramento. Neste dia é celebrada a vitória de Cristo sobre a morte e a sua ressurreição.

Quem for a São João del-Rei, ainda terá a oportunidade de visitar a Feira Mineira de Artesanato, que acontece entre os dias 2 e 5 de abril, na Avenida Presidente Tancredo Neves, de 10 às 22h.

Confira a programação oficial clicando aqui.

Informações sobre outras paróquias podem ser obtidas no site da Diocese de São João del Rei.

Sobre o Autor Ver todas as postagens Site do Autor

Flávio Lobosque Lima

Formado em Publicidade e Propaganda com MBA em Administração e Marketing. Dono do Guia del Rei, guia virtual sobre a cidades de São João del-Rei e Guia de Carrancas sobre a cidade de Carrancas. Geminiano nato e flamenguista roxo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *