Guia del Rei

São João del-Rei tem guia com bens tombados

Patrimônio de Bens Imateriais e Materiais podem ser acessados para download

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre as edificações tombadas de São João del-Rei, zona urbana e rural, bem como seu patrimônio imaterial, já está disponível para download um guia de bens tombados da cidade. O livro é um inventário com dados sobre esses bens e busca a conscientização da população para a preservação desses bens tombados. O guia pode ser acessado neste link.

A passarela da Estação é um dos bens materiais que consta no guia de patrimônio de São João del-Rei – Foto: Bruno de Melo / Blog Sobre os Trilhos / Divulgação

Bens Materiais

No caso de ser material, pode ser móvel (peça ou objeto que pode ser mudado de lugar) ou imóvel (quando se refere à edificações, etc.). Nele, há uma série de itens classificatórios, como o nome do bem, localização, motivação, descrição, histórico, propriedade, responsável, entorno e ambiência, proteção legal existente, proteção legal proposta, documentação fotográfica, referências bibliográficas e ficha técnica. Conforme o bem tombado, são acrescentados outros elementos, como carta topográfica, desenhos técnicos, ilustrações, imagens, etc.

Bens Imateriais

De acordo com o Iphan, os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas.

O inventário

A obra tem como objetivo gerar um conhecimento técnico sobre os bens tombados e ressaltando a importância de preservação. Ele funciona como referência para pesquisas e base técnica para montagem de dossiês de tombamento ou registro, quando esta categoria de proteção é indicada. Este trabalho é realizado desde 2008 e é feita anualmente em bens que foram selecionados previamente pelo seu valor enquanto patrimônio.

São João del-Rei é rico em monumentos históricos. Entre eles se destacam as igrejas centenárias em estilo barroco. Conheça esses monumentos acessando a página sobre monumentos religiosos do nosso site.

Sobre o autor Ver todas as postagens Site do autor

Flavio Lobosque Lima

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *