Guia del Rei

Show das letras em prol do FELIT tem nova edição dia 19 de agosto

Este ano o autor a ser homenageado é o escritor são-joanense Ronaldo Simões Coelho

Ronaldo Simões Coelho autografa livros em feira literária - Foto: http://livrodegracanapraca.blogspot.com.br / Divulgação

Ronaldo Simões Coelho autografa livros em feira literária – Foto: http://livrodegracanapraca.blogspot.com.br / Divulgação

Samba, forró, bolero, gafieira e outros ritmos dançantes vão animar a segunda edição do  SHOW DAS LETRAS que irá acontecer no próximo dia 19 de agosto, às 21h, no Centro Cultural Feminino, que fica na rua da Cachaça, antiga zona boêmia da cidade. O evento tem como objetivo levantar recursos para a realização do 11º FELIT – Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes marcado para os dias 20 a 23 de setembro no Teatro Municipal e centro histórico de São João. Os convites já estão à venda em dois locais: Laboratório Carlos Chagas, em horário comercial, e no local do evento, às segundas, terças e quintas-feiras, entre 14h e 16h30. Reservas podem ser feitas pelo telefone (32) 9.9944-9970. A atração são as cantoras Lucinha Branca, Sônia Gargiulo e Cláudia Aves que dispensaram cachê em prol do FELIT. Elas serão acompanhadas pelo instrumentista Nadilson Assunçao, que também dispensou cachê.

Além desse show, o FELIT está com a campanha “Ler transforma as pessoas. Incentive seu filho à Leitura”, também para levantar recursos para o festival. As doações podem ser feitas para a Associação Palavra Bem Dita através da conta no Banco do Brasil 50.312-6, agência 0162-7. A entidade é parceira do FELIT. Ela não tem fins lucrativos e foi declarada de Utilidade Pública em 2012 pela Câmara Municipal de São João del-Rei. Seu CNPJ é 14.376.179/0001-90. Qualquer doação é válida e será utilizada nas ações literárias do festival.

De acordo com o jornalista Lúcio Teixeira Carvalho, um dos realizadores do evento, devido à crise político e econômica, as empresas patrocinadoras não estão apoiando o festival através das leis de incentivo cultural. Com isso, a comissão organizadora do FELIT, a exemplo do ano passado, espera sensibilizar a população novamente para levantar recursos para realizar uma programação em homenagem ao escritor são-joanense Ronaldo Simões Coelho. Este ano, informa, devido a falta de recursos e apoio institucional, o FELIT irá concentrar suas atividades em São João del-Rei.

Convite – “Se você acredita no poder transformador da literatura, nos ajude a realizar o FELIT”, convida Lúcio Teixeira, destacando que “assim, você estará ajudando a mudar a vida de milhares de crianças e jovens através de inúmeras ações com a presença dos maiores escritores da literatura brasileira em mesas redondas, conferências, palestras e bate-papos com a plateia, e de atividades voltadas para o público infanto-juvenil”.

O FELIT, informa, tem como propósitos fomentar a leitura e o gosto pelo livro. “Nesse sentido, realizamos, desde 2008, a oficina de Formação de Jovens Autores, voltada para adolescentes entre 12 e 16 anos de idade. O resultado é o lançamento já de 10 livros, escritos e ilustrados por alunos da oficina”.

Este ano, 37 jovens participam desta oficina. Durante quatro meses eles se inspiraram na obra do escritor Ronaldo Simões Coelho para escreverem suas próprias histórias que serão publicadas em um livro, a ser lançado durante o FELIT, em setembro.

Além dessas ações, o festival realiza o seu 7º Circuito Gastronômico Literário, com restaurantes e bares parceiros oferecendo pratos especiais, também inspirados na vida e na obra do autor homenageado nesta edição do FELIT, e o 2º Circuito de Banheiros Temáticos, com instalações criadas por artistas da cidade em bares e restaurantes de São João del-Rei, em homenagem a Ronaldo Simões.

Segundo o jornalista Lúcio Teixeira, todas essas ações confirmam a função múltipla da arte literária. “A exemplo da literatura, que provoca um encantamento no leitor, levando-o a saborear aventuras, a gastronomia tem também esta qualidade de contar histórias através de seus pratos, sabores e porções de ervas e temperos, tudo combinado de forma equilibrada, como o texto de um livro que deve ser dosado com pitadas de emoção, suspense, drama, risos e ficção. Somando literatura e culinária, temos, assim, um casamento perfeito. Um complementa o outro com seus respectivos aromas, sabores e saberes. Da mesma forma, as artes plásticas transformam a palavra em imagens, visões e formas para deleite do visitante do FELIT. Então, participem e nos ajudem a realizar este festival”, convida novamente o jornalista Lúcio Teixeira para todos contribuírem com qualquer valor para a Associação Palavra Bem Dita – parceira do festival -, e a entrarem no mundo mágico da obra do escritor Ronaldo Simões Coelho, entre 20 e 23 de setembro, no Teatro Municipal e centro histórico de São João del-Rei. “A literatura agradece”, conclui.

Sobre o Autor Ver todas as postagens Site do Autor

Flávio Lobosque Lima

Formado em Publicidade e Propaganda com MBA em Administração e Marketing. Dono do Guia del Rei, guia virtual sobre a cidades de São João del-Rei e Guia de Carrancas sobre a cidade de Carrancas. Geminiano nato e flamenguista roxo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *