Guia del Rei

Roteiros Culturais

Os Roteiros culturais são uma ótima forma de conhecer um pouco mais sobra a cultura são-joanense. Lendas da cidade, concertos de música barroca, a tradicional maria-fumaça e os artesão da cidade tem muito a contar.

– Lendas Sanjoanenses by Night
Trata-se de um passeio noturno pelo centro histórico, conduzido por guias da Coopertur, onde os participantes poderão, além de desfrutar do prazer de caminhar pelas ruas iluminadas por lampiões e saber detalhes sobre os diversos pontos turísticos conhecer ainda algumas de nossas lendas, que serão representadas de um modo descontraído e envolvente.

Contato sobre o roteiro acima:
COOPERTUR
(32) 9902-7773 ou (32) 9938-2311
coopertursjdr@hotmail.com

– Concerto de Música Barroca
Por meio de um concerto didático, os músicos farão uma apresentação enfocando a história da música mineira dos séculos XVII e XIX. Através de um paralelo entre música, artes plásticas e arquitetura de Minas Gerais, os visitantes terão uma experiência artística inesquecível e um conhecimento da riqueza cultural da região.

– Entoados
Apresentação de um video – documentário que relata a linguagem dos Sinos, uma manifestação tradicional de São João del-Rei. Antes do início do documentário o sineiro, conhecido por Nilson Sineiro, fará um depoimento de sua profissão e dos detalhes e significados dos toques dos Sinos.
Outras informações em: www.santarosacultural.com.br/pt-BR/projects/entoados

– Passeio de Maria Fumaça
A Maria Fumaça é o cartão Postal de São João del Rei. Conhecer o Museu Ferroviário e fazer o trajeto até a cidade de Tiradentes é contemplar um cenário único e repleto de  histórias e de belezas naturais.

Outras informações em: www.trensturisticos.fcasa.com.br

– Roteiros Mãos Santas
São João del-Rei tem sua tradição na religiosidade e aprofundar neste cenário religioso é conhecer de perto as pessoas que são verdadeiros mestres arte. O visitante poderá percorrer os ateliês dos santeiros, carpinteiros e sineiro, que são os responsáveis em transformar madeira, o bronze e outros materiais em obras de arte.

Em cada ateliê uma história de vida, uma história de fé, uma história de arte. O visitante conhecerá as técnicas e processos das artes  de esculpir e construir, desde uma imagem de um santo, um altar e um sino e toda a técnica de pintura e douramento das peças.

Conhecer as igrejas de Minas é maravilhoso. Melhor ainda é conhecer alguns artistas, responsáveis por toda a sua arte.

– Projeto Colônia Viva
O Projeto surgiu no início de 2013, quando um grupo de produtores agrícolas se reuniu a fim de desenvolver o turismo na comunidade do Giarola. A partir de então, as propriedades foram preparadas para receber o turista e apresentar o que de melhor é produzido por lá, como as plantações de hortaliças, legumes, flores, frutas e a fabricação de massas caseiras, típicas e de descendência italiana, que abastecem o mercado local e, consequentemente, as nossas mesas.

A cidade recebeu as primeiras famílias italianas no dia 03 de Dezembro de 1888 e esses imigrantes contribuíram muito para a economia local. As tradições são mantidas com muita alegria por essa gente guerreira, que tira da roça o seu sustento e que abre suas portas para um convite ao descanso, através do agroturismo.

Conhecer o entorno de São João del-Rei e se encantar com o artesanato, a gastronomia e a cultura dessa gente é deixar-se envolver com o passado, em uma paisagem bucólica e encantadora. “São João del-Rei começa agora a se projetar no cenário turístico de maneira mais profissional. Com a organização de novos roteiros, como é o caso do Agroturismo nas colônias italianas, o turista passará a desfrutar de novas e interessantes opções para nos visitar, além de contar com uma melhor estrutura de informações.

Outras informações sobre os roteiros, entrar em contato com o operador ou com a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de São João del-Rei.

6 ComentáriosDeixe um comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *